21. Juli 2020 Von admin Aus

Por que a interrupção do DNS do Cloudflare causou um declínio acentuado nas transações Bitcoin

O serviço DNS 1.1.1.1.1 do Cloudflare viu ontem uma grande falha que fez com que muitos sites se tornassem inacessíveis, incluindo múltiplas trocas de moedas criptográficas e carteiras de Bitcoin baseadas na web.

Durante os cerca de 25 minutos em que esses sites viram quedas, os usuários especularam sobre o que poderia estar por trás do apagão. Alguns até teorizaram que isso marcou um ataque de infraestrutura de um grupo de hackers ou de um regime desonesto.

Agora sabemos que este não foi o caso, e foi apenas um erro num router baseado em Atlanta.

Curiosamente, embora isto não tenha tido impacto na rede descentralizada Crypto Genius coincidiu com um notável declínio na quantidade de transações transmitidas vistas pela moeda criptográfica.

Um criptógrafo observou que isso se deve provavelmente à indisponibilidade temporária de trocas e carteiras baseadas na web.

Erro no roteador Cloudflare baseado em Atlanta causa queda na Internet

Às 14h15 PST, alguns dos maiores sites do mundo começaram a sofrer interrupções. O problema foi rapidamente rastreado até problemas no serviço DNS 1.1.1.1 do Cloudflare.

As interrupções duraram cerca de 25 minutos antes das conexões serem restauradas. As populares plataformas de negociação Bitcoin como a Coinbase, assim como muitas carteiras baseadas na Web, não eram acessíveis durante este tempo.

Embora alguns tenham sido rápidos a especular que havia um motivo nefasto por trás da interrupção, não parece que tenha sido esse o caso.

Em uma declaração divulgada logo após a interrupção, o Cloudflare explicou que o erro em um de seus servidores globais estava desviando o tráfego. Eles enfatizaram que não era o resultado de um ataque à sua rede.

„Esta tarde, vimos uma falha em algumas partes da nossa rede. Não foi como resultado de um ataque… Parece que um roteador em nosso backbone global anunciou rotas ruins e fez com que algumas porções da rede não estivessem disponíveis“.

As transmissões de bitcoin mergulham junto com uma interrupção parcial da Internet

Como os usuários não puderam acessar sua Bitcoin armazenada em carteiras e trocas baseadas na web, a moeda criptográfica viu uma queda acentuada em sua contagem de transações durante os 25 minutos, enquanto a internet estava parcialmente em baixa.

Jameson Lopp, criptógrafo e co-fundador da Casa, falou sobre os impactos deste evento na Bitcoin, apontando para um gráfico que mostra a queda nas transações transmitidas para a rede.

„A interrupção do DNS do Cloudflare pode ser vista refletida na taxa de transações de bitcoin transmitidas, presumivelmente porque as carteiras populares da web se tornaram inacessíveis“.

Bitcoin
Imagem Cortesia de Jameson Lopp. Dados via statoshi.info
Isso destaca que a dependência contínua do ecossistema criptográfico na infra-estrutura centralizada da Internet continua sendo um ponto fraco para o Bitcoin.